Criar uma Loja Virtual Grátis
Lendas do Nordeste do Brasil - RESUMO

A CIDADE ENCANTADA DE JERICOACOARA

Dizem alguns habitantes de Jericoacoara, no Ceará, que no lugar onde hoje é um farol, existia uma cidade, na qual habitava uma princesa. Na praia, quando a maré baixa, existe uma um túnel, só pode entrar engatinhando. Porém, não dá para atravessar o túnel porque existe um portão. A princesa foi enfeitiçada, está transformada numa serpente de escamas de ouro, que tem a cabeça e os pés de mulher. Uma criatura bastante feia.  A lenda diz que ela só pode ser desencantada com sangue de um humano. No dia em que se imolar alguém perto do portão, abrir-se-á o portão para o reino encantado. Com o sangue será feita uma cruz no dorso da serpente e assim, a princesa surgirá com toda a sua beleza, e o encanto da cidade será quebrado. Logo então, surgirá na praia um enorme palácio, com pedrarias preciosas que encantarão qualquer pessoa e a princesa se casará com o homem que a libertou do encanto.

Como ninguém quis até hoje, dar a vida para quebrar o tal encanto, a princesa continua lá na gruta a espera do seu salvador!

A MORTE DO ZUMBI

Zumbi e os seus resistiram com toda o vigor e a vontade que existiam dentro de si. Lutavam, lutavam, atingiam o inimigo, mas este sempre se recompunha, até que os Palmares, cercados, sentiram que quase não tinham resistência.

Estavam quase sem forças. Enfim, o exército invadiu os Palmares com um único objetivo: liquidar Zumbi. Eles derrubaram casas, prenderam muita gente e. Feriram Zumbi. Porém, um rei não se deixa derrotar.

A SERPENTE EMPLUMADA DA LAPA

Em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, todo mundo conhece uma lenda que fala de um monstro chamado serpente Emplumada.

Muitos séculos atrás um padre fundou uma igreja dentro de uma gruta à beira do rio São Francisco, na Bahia. À esquerda da gruta havia uma cova onde vivia uma serpente que tinha asas e o corpo cheio de penas. Seu horrível ronco podia ser ouvido à distância.

Diziam que no dia em que ela saísse dali devoraria todo mundo. Mas cada oração feita a Nossa Senhora faria uma pena do monstro cair.

Quando a última pena caísse a serpente morreria.

Foi o que os fiéis da igreja fizeram. Depois de milhares de orações, a cobra falada foi derrotada.

AS MANGAS DE JASMIM DE ITAMARACÁ

 Sancha Coutinho, 15 anos, Seu pai, João Coutinho, por certo teria planos definidos para seu futuro. Por perto, vivia o jovem Saldanha, que se apaixonou por ela.

Ele Tomou Coragem e a pediu em casamento, ao senhor mas negou e ele ficou muito triste e tornou-se padre,

O padre foi a Olinda e soube que pai de Sancha Morreu, Um Dia ele passava por lá e ela o viu pela janela, tambem Morreu, mas de emoção. Para nunca esquecer de sua amada ele plantou um pé de manga e soube que o Aroma e o Sabor era Diferente.

CARRO CAIDO

Um homem estava numa carroça levando um sino a capela do nosso senhor, estava meio sonolento, mas para enganar o sono cantava, caiu no sono e quando acorda os bois estão parados e ele diz “diabo”, ele ouve o barulho de uma coruja como se fosse um aviso de Deus para que não falasse o nome do maldito, ele ignora e cai no sono de novo e grita “diabo”, ele ouve  no mesmo momento “quem me chama?”. Ele se assusta, e para esconder o medo ele assovia, e cai no sono novamente e quando acorda grita “diabo” naquele momento ele ouve –cá está ele - sua carroça começa a andar para dentro do lago e quem anda por aquele caminho em Pernambuco se prestar bastante atenção, se ouve um barulho de carroça, dois bois mugindo, um sino batendo uma pessoa gritando e gemendo:

- diabo!!! 

Veja tambem: AS LENDAS DO NORTE, SUDESTE, SUL E CENTRO-OESTE DO BRASIL NO NE